terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Profundidade de Campo




 Aprenda o básico sobre Profundidade de Campo, o que é e como utilizar...


Profundidade de campo é um efeito que descreve até que ponto objetos que estão mais ou menos perto do plano de foco aparentam estar nítidos. Regra geral, quanto menor for a abertura do diafragma (maior o valor), para uma mesma distância do objecto fotografado, maior será a distância do plano de foco a que os objetos podem estar enquanto permanecem nítidos.
O valor do diafragma se dá através de números, conhecidos como números f ou "f-stop", e seguem um padrão numérico universal, iniciando se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45 etc.


 Para entendermos o conceito básico, quanto menor for o nº f, maior será a abertura do diafragma, sendo assim será mais "rasa" a área definida da imagem e quanto maior for o nº f  menor será a abertura do diafragma ou seja, será mais "profunda" a área definida da imagem


Nas figuras abaixo é facil entender como funciona:



f/4
Na figura ao lado utilizei a abertura f/4, notem como as flores que estão mais próximas estão bem focadas enquanto o plano de fundo da imagem está completamente embaçado.









f/25
 Ja nesse exemplo utilizei abertura f/25, como podem notar, agora as flores continuam bem definidas mas dessa vez o plano de fundo também aparece definido.










 Agora o mesmo efeito só que com outra objetiva:

Canon Ef100mm F/2.8 Macro Usm

Fiz um outro exemplo com essa objetiva porque acho que o efeito da profundidade de campo é bem mais evidente com ela.

 

 

 

f/2.8
Aqui a abertura de f/2.8 da um efeito muito legal e desfoca completamente o plano de fundo deixando o objeto em foco muito mais evidente, com esse recurso da para criar fotos mais limpas principalmente se o objeto em foco tiver cores ou formas parecidas com o plano de fundo.








f/32
Aqui com abertura f/32 as flores permanecem nítidas mas agora o plano de fundo também fica bem visível, esse tipo de abertura é mais utilizado para fotografar paisagens ou coisas que necessitem de um grande campo de visão.









Observação importante; A consequência da escolha do número f é o tempo em que a câmera necessitará para registrar a fotografia, ao utilizar, por exemplo, um número f maior (ex: f/22), será necessário utilizar um tempo de exposição mais longo, nesse caso é recomendado o uso de um tripé ou suporte, como uma mesa.



Nos dois primeiros exemplos utilizei objetiva 18-55mm no modo Av (prioridade abertura) ISO100 ja para os dois exemplos seguintes utilizei objetiva Canon EF100mm macro USM também em modo Av e ISO 100.


Bem, é isso, nesse pequeno tutorial inseri noções básicas sobre profundidade de campo, em breve postarei um tutorial mais técnico e formas criativas de como utilizar essa técnica.


Para visualizar minha galeria completa acesse: www.flickr.com/photos/maxwel_rocha









6 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado caro Dilson, pretendo ajudar aos que estão iniciando no mundo da fotografia de modo bem prático e facilitado, em breve postarei mais dicas, tutoriais e reviews, também postarei dicas mais técnicas e avançadas. Seja sempre bem vindo! Abraço!

      Excluir
  2. Acabei de comprar uma câmera semi-profissional e não estava entendendo varias funções, essa dica me ajudou muito, obrigada!
    Vou ficar de olho no seu blog.

    Cláudia Lessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a visita Cláudia, fico feliz em ter ajudado, pode ficar de olho no blog que postarei muitos outros assuntos.

      Excluir
  3. Maxwel, parabéns por esse blog! Vai ser muito útil para todos que gostam de boas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos, fico feliz em vê-lo por aqui, em breve postarei mais conteúdo.

      Abraço!

      Excluir