sábado, 7 de janeiro de 2012

Macrofotografia - Aproveite o Momento

  Saber aproveitar o momento é crucial para conseguir fotos diferenciadas e a macrofotografia não foge a essa regra.
 Um fator crucial para conseguir boas fotos macro é conhecer o hábito dos insetos e ter os olhos bem atentos. Os insetos costumam ter padrões de comportamento como: Sempre estarem no mesmo tipo de planta, flores e ambientes. Dessa maneira podemos encontrar insetos em situações raras e inusitadas como por exemplo uma cena de predação ou uma troca de exoesqueleto.


Veja alguns exemplos abaixo:

 Cigarra na troca do Exoesqueleto
   As cigarras são insetos homópteros da família dos Cicadídeos, as ninfas vivem sob a terra entre 1 a 17 anos se alimentando da seiva de raízes, após esse período elas saem de suas tocas e escalam algum arbusto ou tronco de árvore para evetuar a troca de exoesqueleto e é exatamente essa a cena capturada na imagem ao lado, a cigarra havia acabado de sair do seu antigo "corpo" e estava pendurada na casca aguardando os flúidos chegarem até a ponta das asas. Após alcançar a fase adulta as cigarras vivem de 1 a 2 semanas.





Equipamento:
  • Canon SX20
  • Filtros Close-Up
  • Luz Natural
    




      Louva-a-Deus Predando Grilo
  Os Louva-a-Deus são insetos extremamente predadores e caçam geralmente por emboscada se utilizando do mimetismo e camuflagem como armas para facilitar a captura de outros insetos.
São bem difíceis de serem encontrados justamente por essa grande capacidade de se camuflar no ambiente, mas nada que os olhos bem atentos não consigam enxergar.
Na foto ao lado o louva-a-deus está se deliciando com um apetitoso grilo, aguardei um bom momento em que ele praticamente enfiava a cara dentro do corpo do grilo para passar bem o contexto da ação.



Equipamento:
  • Canon EOS 600D
  • Lente MP-E 65mm
  • Flash integrado com Difusor de Isopor




   Ninfa de Joaninha na troca do Exoesqueleto
    Joaninhas é o nome popular dado aos insetos coleópteros da família Coccinellidae. As ninfas geralmente, tem corpo achatado e longo, com tubérculos ou espinhos e faixas coloridas ao seu longo.
Na foto ao lado uma ninfa de joaninha estava acabando de sair de seu antigo "corpo" (fase de pupa) para entrar na fase de ninfa, nesse stágio ela ja se alimenta como os indivíduos adultos devorando pulgões, afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insetos. No momento em que encontrei essa ninfa estava clicando outros insetos quando vi um pequeno pontinho laranja de aproximadamente 5mm e resolvi averiguar, para minha sorte me deparei com essa cena inusitada.


Equipamento:
  • Canon EOS 600D
  • Lente MP-E 65mm
  • Flash Speedlight 480EXII + Flash integrado da câmera
  • Difusores de Isopor


Para visualizar minha galeria completa acesse: www.flickr.com/photos/maxwel_rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário