sábado, 7 de janeiro de 2012

Macrofotografia (salticidae)

Salticidae

   Salticidae é a família mais numerosa de aranhas, contando com mais de 500 géneros e cerca de 5 000 espécies (cerca de 13% das espécies conhecidas de aranhas), conhecidas popularmente como aranhas-saltadoras ou aranhas papa-moscas, com distribuição quase mundial. Estas aranhas não fazem teia para caçar, mas ficam à espera, saltando rapidamente sobre a presa. Podem saltar também para se movimentarem, ou para fugirem aos predadores.




 
 Na foto ao lado utilizei o flash dedicado posicionado na diagonal esquerda superior e o flash integrado diretamente na aranha, esse posicionamento da luz melhorou a definição da parte dorsal da aranha evidenciano os pelinhos.









Equipamentos:
  • Câmera Canon EOS 600D
  • Lente MP-E 65mm
  • Flash Speedlight 480EXII + Flash integrado da câmera
  • Difusores de Isopor 
Dicas e Técnica:

As salticidaes são aranhas extremamente ágeis e é necessário um pouco de paciência para clicá-las, a melhor opção é se aproximar com bastante cuidado evitando movimentos bruscos pois elas enxergam muito bem. Nesse caso utilizei a lente MP-E65mm que tem a necessidade de se aproximar bastante do objeto, posicionei a câmera bem de frente e o flash dedicado por cima dela, a luz do flash integrado mais a luz do flah dedicado causaram um efeito bem uniforme e suave graças aos difusores feitos com Isopor.

Para visualizar minha galeria completa acesse: www.flickr.com/photos/maxwel_rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário