quinta-feira, 29 de março de 2012




Canon MP-E 65mm

Tudo o que você precisa saber sobre a lente Canon Mp-e 65mm F/2.8 1-5x Macro.
 


ESPECIFICAÇÕES:
  • Distância focal e abertura máxima 65 mm 1:2.8
  • Construção da objetiva 10 elementos em 8 grupos
  • Ângulo de visão diagonal 18° 40
  • Ajuste do foco Manual
  • Menor distância focal 0,24 m / 0,8 pés (do plano do filme ao tema)
  • Tamanho do filtro 58 mm
  • Diâmetro x comprimento máximo 81,0 x 98,0 mm / 3,2"x 3,9"
  • Abertura f/2.8 - f/16
  • Peso 730 g / 25,8 oz (somente a objetiva)

Ampliação

A MP-E 65mm é uma lente conhecida por sua alta capacidade de ampliação, começando  seu nível de ampliação em 1:1 e terminando na insana marca de 5:1, muitas lentes macro como a EF100 F2.8L MACRO IS USM tem  seu nivel máximo de ampliação em 1:1 o que ja é o suficiente para preencher o quadro com um objeto de 2cm. Vamos observar isso na prática:
 


Como pode ser observado na imagem acima o nível de ampliação proporciona fotografar objetos realmente pequenos como a ponta de uma caneta de apenas 2mm, porém quanto maior a ampliação, menor fica a distância focal que abrange uma parte menor em foco. Todas as fotos foram tiradas na mão, sem tripé e nenhum tipo de utensílio, mas com ampliações acima de 2x fica bem complicado executar esse feito pois a MP-E não possui IS (estabilizador de imagem) e qualquer movimento mesmo que milimétrico ja faz perder o foco. Cliquei essas fotos na mão pois na maioria dos exemplos que vejo sobre a MP-E são usados muitos utensílios como tripé e trilho de foco por exemplo, queria mostrar que é possível domar a fera no braço.








A ampliação é feita girando o anel central e único (não possui anel de foco) na objetiva, após girar o anel o nº da ampliação fica evidenciado em amarelo na parte superior da lente e vai de 1x até 5x, o tamanho da MP-E 65mm totalmente aberta é de 23cm.





 Focagem


Bem, a focagem com a MP-E é um pouco crítica, nada fácil. Ao contrário da maioria das objetivas ela não possui anel de foco, a focagem é feita pelo próprio fotógrafo se aproximando e se afastando do objeto a ser fotografado com distância focal começando a 101mm a 1x até 41mm a 5x, distância muitas vezes desconfortável principalmente se falarmos em clicar insetos por exemplo, que não ficarão imóveis e com tanta aproximação podem escapar, mas com um pouco de paciência é tranquilamente possível.
Outro ponto importante quanto a focagem é a necessidade da câmera ficar bem parada pois um movimento por mínimo que seja ja era, é possível fotografar na mão como já disse, mas é aconselhável utilizar ao menos algum tipo de apoio como um monopé ou tripé por exemplo.
Um amigo meu e grande fotógrafo Carlos Asanuma desenvolveu uma maneira bem interessante de resolver esse problema, ele criou uma engenhoca apelidada de Monopeito D.I.Y (do it yourself) que faz com que a câmera fique apoiada no tórax de maneira que fique ao alcance do rosto.






Confira mais fotos deste invento: http://www.flickr.com/photos/asanuma/sets/72157625895442267/
 


Iluminação

A MP-E 65mm é uma lente escura, logo então é necessária muita luz.
Ja conheci algumas pessoas que se aventuram em fotografar com ela sem utilização de flash mas para isso será necessário muita, eu digo, muita iluminação natural para conseguir iluminar a cena ou então alguma iluminação a led ou algo assim, mesmo dessa forma ainda acho bem mais apropriado o uso do flash.
Ela é compatível com os flashes Canon Mt-24ex Flash P/ Macro Twin Lite Speedlite e  Canon Ring Lite Mr-14ex Macro Mr14ex porém pelo preço salgado desses flashes uma opção mais viávelé o uso de um flash 430 EXII + o flash integrado da câmera (via receptor infravermelho) você consegue assim duas fontes de luz com muita eficiência e um preço mais acessível.



Considerações finais


Com os prós e contras concluo que, mesmo com a dificuldade para focagem e a necessidade de iluminação ela se mostra uma lente única, capaz de criar fotos macro sem igual, com muita qualidade de imagem e nitidez.
Na minha opinião ela é uma lente para quem é aficionado em macrofotografia e busca um outro nível para suas fotos, levando-se em conta o auto preço e o fato de ser uma lente restritamente para macrofotografia e que seu nível de ampliação não permite enquadrar algo maior que 2cm. Mas para quem é como eu um fã desse estilo de fotografia, vale cada centavo.


Para finalizar, confiram algumas fotos tiradas com a MP-E65mm:


Aranha saltadeira 
(salticidae ) 3x de ampliação.                                             Aranha saltadeira (salticidae) 5x de ampliação.


















Robber fly vs mosquinha
Photo by Carlos Asanuma

Aranha 5x
                          Photo by Carlos Asanuma

Louva-a-deus devorando mariposa


 Minha casa é uma Flor
                          Photo by Carlos Asanuma

Borboleta com parasitas






6 comentários:

  1. Adorei essa matéria sobre a lente Canon MP-E 65mm macro! Uso na maioria das vezes que fotografo macro. É minha lente favorita!
    No início vc acha que é uma lente ruim de usar mas depois que pega o jeito ela é imbatível!
    Fiquei muito orgulhoso de poder compartilhar minhas fotos com as suas. Abraços! :-))

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!

    Você tem toda a razão assim que se pega a MP-E pela primeira vez parece que vai ser impossível fotografar com ela mas depois que pega o jeitinho ela se torna a nº1!

    Para mim é uma honra compartilhar suas fotos aqui no blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc deve dar aulas sobre macro e seus macetes! Abraço!

      Excluir
    2. Olá Carlos,

      Ja tenho planos para isso, estou amadurecendo a idéia.

      Obrigado!

      Excluir
  3. Vou começar com MP-E65mm... Existe algum tutorial ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem muito o que ensinar, neste tópico você encontra a maioria das considerações sobre a lente, acredito que só com a lente na mão para você ter uma noção de como realmente ela se comporta, com um pouco de treino dá para pegar o jeito.

      Quando tiver adquirido a lente e tiver mais alguma dúvida, fique a vontade para perguntar.

      Excluir