quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Velocidade do Obturador ou Tempo de Exposição

A velocidade do obturador ou tempo de exposição, está directamente relacionada com a quantidade de tempo que o obturador da câmera leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar o sensor e formar a imagem. 
Ou seja, quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais tempo a câmera vai "captar" a imagem, consequentemente entrará mais luz e a imagem ficará mais clara, por outro lado, quanto menos tempo o obturador ficar aberto possibilita fotos mais "rápidas" como por exemplo fotos esportivas ou de qualquer outra coisa que necessite uma captura rápida, a consequência da velocidade aumentada é o pouco tempo que o obturador fica aberto podendo gerar imagens escuras, claro que isso depende de muitos fatores como a iluminação do local, sensibilidade ISO e se a foto é tirada com flash ou não.

O tempo de exposição é normalmente dado no formato 1 / x, em que X representa uma fracção de tempo em segundos. Os valores comuns são:

  • 1/8000 s
  • 1/4000 s
  • 1/2000 s
  • 1/1000 s
  • 1/500 s
  • 1/250 s
  • 1/125 s
  • 1/60 s
  • 1/30 s
  • 1/15 s
  • 1/8 s
  • 1/4 s
  • 1/2 s
  • 1 s
  • B (de bulb) — Que mantém o obturador aberto enquanto o botão disparador estiver pressionado.
 Abaixo seguem alguns exemplos de como funciona e como pode ser aplicada a velocidade do obturador:




Alta Velocidade do Obturador




1/400                                                                     
 Para ter um bom exemplo, utilizei uma bexiga (aquelas bexigas comuns de festa infantil) e pedi para que minha namorada a estourasse com uma agulha, no momento exato em que ela estoura a bexiga eu disparo a foto, isso resulta no formato da bexiga feito da água que estava dentro da mesma.
Reparem que na foto ao lado a velocidade do obturador está 1/400 e que essa velocidade foi o suficiente para conseguir captar esse momento, porém se prestar um pouco de atenção da para notar que as gotas d'água estão meio borradas e a bexiga em si não está muito bem definida isso significa que a velocidade de 1/400 não foi o suficiente para captar a bexiga completamente estática.

< Clique na imagem para ampliá-la.




1/4000

Como visto no exemplo acima, repeti o processo de estourar a bexiga e captar o momento do estouro porém desta vez utilizando uma velocidade bem maior do obturador 1/4000 como podem perceber desta vez as gotículas de água estão muito mais definidas tão como a bola d'água também, conseguindo então uma imagem completamente estática da bexiga. Caso fosse algo que precisasse de mais velocidade como um projétil de arma de fogo por exemplo seria necessário uma velocidade muito superior a 1/4000 e assim sucessivamente.



< Clique na imagem para ampliá-la.






Baixa Velocidade do Obturador (Longa exposição)


Muitas vezes quando fotografamos nos deparamos com uma situação meio complicada, que é a falta de iluminação, em alguns casos isso pode ser resolvido com longos períodos de exposição ou seja, o obturador aberto por mais tempo. Claro que isso tem sua consequência, quanto maior for o tempo em que o obturador ficar aberto, mais parada tem que ficar a câmera e o objeto a ser fotografado, no caso de exposições acima de 1/8 s é recomendado o uso de um tripé ou de uma superfície estável.

Abaixo seguem alguns exemplos com diferentes períodos de exposição:






Como observado, as fotos com maior tempo de exposição permitiram uma maior entrada da luz.
Ambas as fotos foram feitas com a mesma abertura f/5.6 e com tripé.


Modos criativos para o uso da Velocidade do Obturador



Palha de Aço    Velocidade: 15s

Uma experiência bem legal para tentar em casa é pegar uma palha de aço, amarrar em um bastão, acender com um fósforo e chacoalhar igual um louco, da um efeito super legal quando captado com um longo período de exposição. As fagulhas que saem da palha de aço saem incandescentes e desenham todo o ambiente. Fiquem tranquilos que não queima a pele. LoL




Inseto em pleno Vôo   Velocidade: 1/500

Com um pouco mais de velocidade e paciência é possivel captar a imagem de um inseto em pleno vôo, na imagem ao lado consegui clicar esse lindo besouro enquanto ele alçava vôo, o obturador estava 1/500.








Para visualizar minha galeria completa acesse: www.flickr.com/photos/maxwel_rocha




9 comentários:

  1. Eu não conseguia entender bem sobre velocidade do obturador, seus exemplos me ajudaram muito.Fiz alguns testes e agora estou conseguindo bons resultados.Obrigada!

    Joana

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ter ajudado, em breve postarei mais explicativos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog, acompanho seu flickr a um tempo já e gosto muito das suas fotos gostei muito das dicas e estarei sempre acompanhando aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Veronica, muito obrigado! Fique a vontade para deixar seus comentários e sugestões, se tiver alguma dúvida sobre fotografia, poste aqui que eu posto um explicativo.

      Excluir
  4. Estou em dúvida se compro uma EOD REBEL T4i 1/4000s ou 60D 1/8000s, tem muita difrerença entre as velocidades mencionadas acima, ou 1/4000s já é mais que o suficiente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Na minha opinião a T4i vale mais a pena.
      Primeiro pelo preço, falando em custo benefício a T4i oferece muitas vantagens, até mesmo por ser uma câmera mais moderna.
      Um bom exemplo é que a T4i é bem mais eficiente com a sensibilidade ISO.
      Agora, quanto a velocidade do obturador, a não ser que você queira clicar algo extremamente rápido, acredito que 1/4000 é o suficiente.
      Com essa velocidade (1/4000)facilmente você consegue clicar um beija-flor em pleno vôo como se ele estivesse parado, ou mesmo as asas de uma abelha imóveis em pleno ar.

      Espero ter tirado sua dúvida, qualquer outra, é só perguntar.

      Excluir
  5. minha camera t4i, queria saber como usar p bexiga da agua.
    iso, velocidade e difgrama, etc. Me ajude. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle,

      Para você obter uma imagem bem estática da bexiga acho que você pode começar com a velocidade em 1/1000, se não gostar do resultado vai aumentando a velocidade, quanto mais rápido mais "definida" vai ficar as formas da bexiga.
      Quanto a abertura do diafragma, vai depender da objetiva, mas a princípio escolha uma abertura em meio termo.
      A sensibilidade ISO, é sempre melhor utilizar a menor possível, se tiver luz suficiente use ISO 100.

      Obrigado pela visita ao blog, se precisar de mais alguma dica fique a vontade!

      Excluir
  6. suas fotos são minhas inspirações, amei seriao, ótimo trabalho o seu!!

    ResponderExcluir